A curiosa origem das palavras e expressões utilizadas no nosso dia a dia.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Países da América do Sul

.









América

Quando Colombo atingiu a América, mais precisamente na parte onde se encontra hoje a América Central, ele achava que tinha chegado às Índias. Por isso, muitos historiadores deram o mérito da descoberta a Américo Vespúcio, por ter sido o primeiro navegador a afirmar e a divulgar, baseadas nas descrições feitas durante a viagem, que as terras que Colombo havia alcançado pertenciam a um novo continente. O prenome do navigador foi deu origem ao nome do continente que foi passado para o feminino por paralelismo com os outros continentes.


Argentina

Espantados pela descoberta de grandes quantidade de minerais, dos quais a prata, e em particular na região do "Rio da Prata" chamaram esta região com o nome inspirado do latim "argentum" (prata).


Bolívia

Aqui o nome deve-se ao general e estadista Simón Bolivar, principal herói da luta pela independência, que em 1825 deu a aprovação necessária para que as províncias do Alto Peru se separassem do Vice-Reinado de Buenos Aires e passa-se a chamar Bolívia.


Brasil

Dada a existência de grande quantidade de uma madeira nobre, a árvore de pau-brasil, de tronco de cor avermelhada, chamada de brasil por lembrar a brasa das fogueiras, utilizada para fazer corante.


Chile

Terá origem na palavra nativa "chilli", usada pelos Aimarás, e que quer dizer "lugar onde a Terra termina", referência à posição geográfica do território, no extremo oeste do continente. Também existe a possibilidade de derivar do idioma Quécha, em que "chilli" que quer dizer "região fria".


Colômbia

Em 1819, foi criada a Gran Colombia, com Simón Bolivar à frente das lutas pela independência e que ocupava o território das actuais Colômbia, Panamá, Equador e Venezuela. Dez anos mais tarde, Bolívar sugeriu que em homenagem a Cristóvão Colombo o território que sobrava, depois da separação dos outros, deveria chamar-se Colômbia.


Equador

Foi assim baptizado com o nome da linha imaginária que atravessa o seu território e corta o nosso planeta a meio. Recebeu esse nome em 1830, na primeira constituição do país. No entanto, muitos países são atravessados por essa linha imaginária. No século XVIII a Academia de Paris queria medir um arco do meridiano terrestre para estudar as dimensões da Terra. Na época a única região considerada civilizada e pela qual passava essa linha era a "Presidencia de Quito" que pertencia à Espanha. Após concluída a missão, a região ficou conhecida como "Tierras del Ecuador".
"Equador" vem do latim "aequis" (igual), numa referência à divisão da Terra em duas partes iguais, os hemisférios Norte e Sul.


Guiana

Esta região era chamada pelos nativos de "guyana" que significa "terra de muitas águas".


Honduras

Vem da palavra espanhola "hondo" (fundo), "honduras" (profundezas). Em 1502, após uma tempestade, Cristóvão Colombo chegou a Trujillo, um local que ofereceu abrigo às suas caravelas, então ele terá dito: “Gracias a Dios que hemos salido de estas honduras ("Graças a Deus que saímos destas profundezas"), referindo-se à profundidade do mar recém-percorrido. O barco foi baptizado de "Graças a Deus" e a região "Honduras".


Peru

Tem origem controversa: há quem diga que vem de um rio chamado "Pelú", nome de um rio descoberto por Vasco Núñez de Balboa e há quem afirme que vem do nome de um importante chefe inca chamado Birú, cuja existência foi relatada a primeira vez em 1514 pelo explorador espanhol Francisco Becerra.
Na língua inca quíchua, a palavra peru significa “terra de riquezas e esperanças”.


Paraguai

A região era habitada por índios chamados "payaguaes", mas a origem do nome pode também vir da língua guarani em que "payaguá" significa "marinheiro de rio".


Uruguai

Em guarani "uruguá" significa "caracol do rio".


Venezuela

No dia 24 de agosto de 1499 ao explorar a América do Sul, Alonso de Ojeda, Américo Vespúcio e Juan de la Cosa, chegaram ao que é hoje o Lago de Maracaibo, onde encontraram nativos cujas casas estavam construídas sobre estacas de madeira fixas no lago (palafitas).
Vespúcio, que era italiano, achou aquelas construções semelhantes às da cidade de Veneza e por isso chamou a região de Venezuela, ou seja, "Pequena Veneza", mais tarde o nome espalhou-se por todo o país.







.



Sem comentários:

Enviar um comentário