A curiosa origem das palavras e expressões utilizadas no nosso dia a dia.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Bikini

.










O bikini é um fato de banho composto por duas peças, a parte cima é um soutien e a de baixo uma cueca triangular bastante reduzida.


No século XVIII as mulheres usavam um vestido de banho com saia e calças por baixo. Nos anos 30 os fatos de banho eram feito de lã e pesavam cerca de 500 gramas e perto de 3 quilos depois de molhados.


Com a introdução do bikini, pela primeira vez as mulheres mostravam o umbigo e toda a região da barriga.


Foi Louis Réard que teve uma ideia revolucionária para aumentar as vendas da empresa de roupa dirigida pela sua mãe: um fato de banho de duas peças.


Como nenhuma manequim profissional estava disposta a a desfilar com o bikini, recorreu a uma bailarina, que costumava actuar nua, para apresentar a sua criação no dia 5 de julho de 1946, na piscina Molitor.


Quatro dias antes, Louis Réard lê a notícia de que os americanos tinham acabado de fazer explodir uma bomba atómica extremamente potente num ensaio no atol de Bikini.


Decide então chamar ao seu fato de banho de duas peças "bikini", na esperança que a sua invenção teria o mesmo impacto no público que teve este teste nuclear. Na altura a energia nuclear ainda não tinha a conotação negativa que viria a ter mais tarde.


O bikini criou um enorme escândalo e foi logo proibido na Itália, Espanha e Portugal. Contudo em 1952, o bispo de Marbella, Rodrigo Bacanegra, convence o general Franco a autorizar o seu uso nessa região espanhola por razões de benefício turístico. Rapidamente o resto da Espanha e depois da Europa seguiu o mesmo caminho.


Nos Estados Unidos o seu uso é proibido nos filmes de Hollywood e nos concursos de beleza. Em 1953, Marilyn Monroe desafia todas críticas exibindo-se ostensivamente em bikini, outras actrizes seguirão o exemplo.


Entretanto, em 1964 o uso do bikini é condenado pelo Vaticano.


O uso do bikini permanecerá proibido nas piscinas alemãs até aos anos 70.


Este tipo de vestuário já era conhecido na antiguidade. Podemos observar nos mosaicos da Villa Romana del Casale na Sicília, a representação de mulheres a brincar usando um bikini.


Em 1963, foi lançado o "monokini" por Rudi Gerneich, composto unicamente pela parte de baixo, mas ainda com umas alças que no entanto deixavam as mamas à mostra.


Se o bikini já tinha provocado um escândalo enorme ao mostrar o umbigo, podemos imaginar o que o monokini terá provocado ao mostrar as mamas.


Foi necessário esperar pelos finais dos anos 60, com os movimento de emancipação das mulheres, para este se tornar comum.


De referir que apesar de monokini ter o prefixo "mono" (do grego "monos" que significa único), isso não faz do "bi" de bikini significar duas peças.


O atol de Bikini faz parte das Ilhas Marshall e o seu nome advém do marshalês aí falado e onde "Bik" significa "superfície" e "ni" significa "coco".







.

Sem comentários:

Enviar um comentário