A curiosa origem das palavras e expressões utilizadas no nosso dia a dia.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Mediterrâneo

.










"Mediterrâneo" vem da palavra latina "Mediterraneus" que significa "no meio das terras", com a junção de "medius" (meio, entre) e "terra".


A palavra "Mar" também vem do latim "mar" ou "maris", mas a sua origem remonta à raiz indo-europeia "mori" que significa laguna, estando presente em línguas de outras subfamílias indo-europeias: "meer" em alemão, "more" em russo ou "muir" em irlandês.


O mar Mediterrâneo tem sido conhecido por nomes diferentes através da história.


Os romanos chamavam-lhe "Mare Nostrum" (o nosso mar), dado que tinham conquistados todas as regiões à volta do mar Mediterrâneo. Ocasionalmente era apelidada de "Mare Internum" (mar interior).


Em árabe era chamado de "Al-Bahr Al-Abyad Al-Mutawassit" ou seja "mar branco do meio".


Em turco, mar diz-se "deniz" e o mar Mediterrâneo é chamado de "Akdeniz" (mar branco), isto porque antigamente os turcos designavam os pontos cardeais por cores.


"Ak" (branco) para o sul (o mar Mediterrâneo fica a sul da Turquia), "Kara" (negro) para o norte (neste caso a origem do mar Negro que fica a norte da Turquia), sendo que "Kizil" (vermelho) designava o oeste e "Yesil" (verde) o leste.






.


1 comentário:

  1. Esta é deveras interessante...

    Pois, é (ao mesmo tempo) tão óbvia e, no entanto, tão desconhecida, por imensa gente (incluindo, até agora, eu próprio) que habita esta zona do Planeta...

    ResponderEliminar