A curiosa origem das palavras e expressões utilizadas no nosso dia a dia.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Lua de Mel

.











A "lua de mel" é o período de celebração privada que sucede ao casamento, por parte de um casal.


Existem várias teorias quanto à origem da expressão "lua de mel", contudo duas serão as mais plausíveis.


Esta expressão baseia-se num costume com mais de 4 000 anos, que terá tido origem na Babilónia, em que durante o primeiro mês após o casamento o pai da jovem esposa oferecia ao genro uma bebida doce à base de cerveja.


Esta cerveja, o "mead" ou "hidromel", era fabricada à base de mel e proveniente da transformação dos açucares do mel em álcool.


Como o calendário era lunar, o consumo dessa bebida por parte do recém-casado durante um mês, chamado "mês do mel", transformou-se na expressão "lua de mel".


O hidromel tinha uma conetação divina por possuir virtudes virilizantes e fertilizantes.



A outra versão para a origem da expressão lua de mel aparece na Idade Média, que por razões de calendário agricola, os casamentos eram celebrados sobretudo durante o mês de junho, em que após semear, os homens dispunham de um períodode baixa actividade em que deviam aguardar as colheitas.


Nesta fase do solstício de verão, nos campos apenas era efectuada a colheita de mel.


É também nas fase do ano que a lua cheia, quando está mais perto do horizonte parece ter um diâmetro maior e uma coloração cor de mel. Este período terá sido assim chamado, quando aplicado aos jovens noivos de lua de mel.



As primeiras citações desta expressão, em 1522, são inglesas "honeymoon", só dois séculos mais tarde é aparece no francês "lune de miel" e mais tarde noutras línguas entre as quais em português.







.

1 comentário: