A curiosa origem das palavras e expressões utilizadas no nosso dia a dia.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Caramelo

.









No século VII a.C. os árabes envadem a Pérsia e ficam com o domínio do cultivo e do comercio da cana de açúcar. Exportam-na para o Egipto, África do norte, sul de Espanha e Chipre.


Ao purificar o xarope de açúcar obtêm um produto escuro e pegajoso ao qual chamam "Khurat Al Milh" (xarope de açúcar) que deu origem à palavra "caramelo" em português, adoptada pelo espanhol e ulteriormente pelo francês e inglês "caramel".


Consta que os árabes o utilizavam como depilatório nos seus harém.


Os egípcios purificaram ainda mais o açúcar com cal. Na Idade Média o açúcar foi exportado para toda a Europa, sendo que no início era extremamente caro e vendido apenas nos boticários.


O açúcar terá aparecido na Índia 6 000 a.C. onde era utilizado para tempero e remédios, até essa altura era o mel que servia de adoçante.


Quando Alexandre o Grande chegou à Índia verificou a existência desse pó branco, curiosamente parecido com o sal mas doce e chamou-lhe "sal indiano".


Mais tarde, os árabes designaram-no por "Al zukkar" que deu origem à palavra "açúcar".


Durante a Idade média, foi Veneza que assegurava o seu abastecimento proveniente do Médio Oriente e Índia Oriental, era por isso considerada a capital do açúcar, capital essa que passou a ser Lisboa no fim da Idade Média.


No norte da Europa o aprovisionamente era assegurado por Bruges, passando depois a ser Antuérpia e de seguida Amesterdão.


Algumas fontes referem que caramelo vem do latim "cannamellis" de "canna" + "mel/mellis", que por sua vez teria origem no grego "canna" e "mel".


A palavra "caramelo" existe pouco alterada em quase todas as línguas: "karamel" (em alemão, checo, dinamarquês, indonésio, azeri, turco,..), "Karmel" (em polaco),"karamelo" (em tagalog) ou "kyarameru" (em japonês).





.


2 comentários:

  1. Como me deliciaram estas informações.

    Gosto muito deste tipo de post.

    Parabéns.

    Voltarei.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. gosto de aprender todos os dias gostei de saber...tudo de bom continuem a ajudar...

    ResponderEliminar