A curiosa origem das palavras e expressões utilizadas no nosso dia a dia.

quarta-feira, 2 de março de 2016

Banho-Maria

.









Banho-maria é um método científico utilizado em laboratórios químicos, na indústria e até na cozinha.


Consiste em aquecer de forma lenta e uniforme qualquer substância, líquida ou sólida, submergindo-o noutro recipiente onde existe água a ferver.


Assim, por exemplo, os alimentos cozinhados, nunca estão sujeitos a uma temperatura superior a 100º Celsius, a temperatura de ebulição da água.


A origem do nome, banha-maria, deve-se a uma alquimista judia chamada Maria, no século I a II antes de Cristo.  A sua figura lendária foi baseada em Miriam, a irmã de Moisés.


Alguns autores fazem alusão à Virgem Maria, símbolo de doçura e a uma forma "mais doce" de cozinhar lentamente os alimentos, mas isso pode ser apenas uma associação ao nome de Maria a judia.


O nome vem do latim medieval "balneum" e "mariae", depois derivado do francês "bain de Marie" ou "bain-marie", e depois adaptado ao português.








.




terça-feira, 1 de março de 2016

Bissexto

.





 

Chama-se "ano bissexto" o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando o ano com 366 dias em vez dos habituais 365. Este ocorre de quatro em quatro anos, excepto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400.

 

O objectivo é de manter o calendário solar ajustado com a transladação da Terra.

 

Esta introdução foi feita para ajustar o calendário ao tempo solar. Este ajustamento ocorre no final do mês de fevereiro, com mais um dia, portanto, nos anos bissexto fevereiro terá 29 dias em vez de 28.


"Bissexto" advém do facto de que nesses anos o ano terá 366 dias, um duplo "66" (de 366), logo duas vezes 6, portanto bi-sexto.

 

Na realidade, a explicação é mais complexa. Na época de Júlio César, os meses eram divididos em três partes: calendas, nonas e idos. Nessa altura os dias do mês eram contados de trás para a frente. 

 

O dia 2 de janeiro, por exemplo, era "antediem IV nonas januarii". Ao decidir incorporar mais um dia ao mês de fevereiro, não foi criado um novo dia, mas sim um dia já existente. Uma coisa como a repetição do 28 de fevereiro, já existente, uma espécie de novamente um dia 28 de fevereiro.

 

Esse dia repetido, chamava-se em latim, "bis VI" (de antediem calendas martil), portanto "bissextum".





.


Fulano

.









"Fulano" é uma palavra tipicamente portuguesa que faz referência a uma pessoa indeterminada ou que não se quer mencionar.


Fulano tem origem no árabe, "fulân", que significa "alguém" ou "tal". Foi sobre o domínio árabe da península Ibérica que esta palavra teve a sua origem.


Quando se tratam de várias pessoas utiliza-se a expressão "fulano, beltrano e sicrano".


Neste caso a origem da palavra "beltrano" poderá ter origem no francês Beltrand, nome popular nas histórias da cavalaria francesa da idade medieval.


Quanto à origem de "sicrano", existem várias teorias, mas poderá ser "sicra", da palavra latina, "securu", para designar um desfiguramento.









.