A curiosa origem das palavras e expressões utilizadas no nosso dia a dia.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Almada

.










Almada vem do árabe "al ma'adan" que significa a "mina", dado que aquando da ocupação árabe existia nesse local um jazigo de ouro.


Um documento de 1170 refere-se a esse local como "Almadana", e mais tarde, no século XIII "Almadã", sendo que a nasalação desaparece em finais do século seguinte.


Como curiosidade, Frei Francisco de Santa Maria, escreve no século XVIII, na sua obra "Anno historico" que uma moura de Almada de nome Fátima se apaixona pelo guerreiro português Gonçalo Hermiges, convertendo-se ao cristianismo e mudando o seu nome para Oureana. Diz a lenda que o seu nome terá dado origem às cidades de Fátima e de Ourém.


Por fim, o nome Cacilhas (no concelho de Almada) terá origem no facto que frequentemente os lisboetas atravessavam o Tejo para ir passear por Almada. No local de desembarque havia burros à espera dos passageiros para os conduzir no passeio.


A preparação do burro para um novo serviço era gritada pelo burriqueiro ao seu ajudante com a frase "dá cá cilhas" (tira de couro ou de pano com que se prende a sela sobre o lombo de uma cavalgadura). Com o tempo esta frase passou a designar o local Cacilhas.







.
  

Sem comentários:

Enviar um comentário