A curiosa origem das palavras e expressões utilizadas no nosso dia a dia.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Taberna

.











Uma taberna é um local comercial onde as pessoas vão para beber bebidas alcoólicas e onde também pode ser servido algum tipo de refeição.


Taberna vem do latim "taberna" que quer dizer barraca, barracão ou mais exactamente casa de tábuas, como eram habitualmente construídas.


Reunir-se numa taberna para beber uma cerveja ou outra bebida alcoólica é uma tradição de longa data, tendo sido iniciada no mínimo pelos sumérios (3500 anos a.C.).


Na Suméria, o taberneiro era tradicionalmente uma mulher, mas em outros lugares e épocas as mulheres foram excluídas das tabernas.


Em Portugal, a par dos cafés e casas de pasto, as tabernas sobreviveram até aos anos 1980.


Existiram também as bodegas, palavra com origem no espanhol, que significa porão, loja ou depósito onde se vende vinho a retalho, eram uma espécie de tabernas mas com um aspecto muito mais sujo e mal frequentadas.


Hoje em dia, emprega-se a palavra bodega para referir qualquer objecto sem valor, insignificante, reles ou ainda para exprimir um descontentamento ou irritação.


Em meados do século passado, as grandes quintas do Ribatejo precisavam de muitas mãos para trabalhar a terra, os contratos eram feitos aos domingos à tarde, na praça principal das vilas, os chamado "mercado dos homens" sempre junto a uma taberna (também havia separadamente o "mercado das mulheres".


O capataz escolhia os homens necessários para o trabalho de campo dessa semana, e como não havia qualquer contrato escrito, oferecia um copo de vinho a cada um, anunciando a voz alta ao taberneiro "pago um copo de vinho a esses homens que para a semana vêm trabalhar comigo". Desta forma todos os presentes na taberna ouviam e este acto funcionava como um contrato oral perante as testemunhas.






.



Sem comentários:

Enviar um comentário