A curiosa origem das palavras e expressões utilizadas no nosso dia a dia.

terça-feira, 20 de março de 2012

Bombordo e Estibordo

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Num expositor no promontório de Sagres, podemos encontrar a explicação de que o nome "bombordo" vem do facto de os navios ao descerem o Atlântico ao longo da costa africana terem à sua esquerda a terra e os respectivos portos, o que portanto seria o "bom bordo". Esta explicação, apesar de sedutora, não resolve o porquê de chamar "estibordo" ao lado direito do navio, onde só existia o mar e o desconhecido.


A explicação é mais complexa. A origem destes nomes vem de uma língua nórdica antiga falada pelos habitantes da Escandinávia na Era Viking: "bakk bord" e "styr bord", onde "styr" significa "leme" e "bakk" "costas" e "bord" "lado".


Até à Idade Média o leme de uma embarcação estava situado no lado esquerdo para poder ser manipulado mais facilmente dado que a maioria das pessoas são destras. Assim "estibordo" é o lado do leme e "bom bordo" o bordo da embarcação que se encontra nas costas do timoneiro.


Os termos foram evoluído e chegaram à velha língua holandesa como "stierboord" e "bakboord". Mais tarde, no século XV a França adopta as palavras transformando-as em "bâbord" e "tribord". O acento circunflexo no "a" deve-se ao facto de, até ao século XVII, evitar a confusão com "bas-bord", bordo inferior.


Noutras línguas os nomes evoluíram da mesma maneira: temos em italiano "babórdo" e "stribordo" e em espanhol "babor" e "estribor".


Na língua inglesa, designa-se o bombordo pela palavra "port" que quer dizer "porto" porque é o lado que convencionalmente é usado para atracar um navio ao porto para que seja carregado com mercadorias e evitar assim que o leme fosso esmagado, o estibordo designa-se de "starboard".


Como últimas curiosidades, a luz colocada à esquerda de um navio é vermelha e à direita verde. A numeração de compartimentos, quando o último algarismo é par, refere-se a um espaço a bombordo, quando é ímpar, a estibordo.





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4 comentários:

  1. A sua explicação não é coerente, senão vejamos:
    - Diz, e bem, que estibordo é o lado direito do navio; pouco depois afirma que "leme de uma embarcação estava situado no lado esquerdo" e conclui que "estibordo é o lado do leme".

    No site http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo_Discuss%C3%A3o:Terminologia_n%C3%A1utica
    encontro melhor argumentação com a seguinte base:
    Numa embarcação tradicional o leme fica à popa (leme axial) e é comandado directamente por cana de leme (fica excluída a roda de leme que pode ser posicionada em qualquer ponto do navio). O direccionamento por cana de leme axial institui-se a partir do séc. XV , manteve-se nas embarcações tradicionais recentes (galeões, varinos, faluas, fragatas, etc.) e ainda é usado nas pequenas embarcações de recreio com motor fora de borda (o motor é direccionado por cana de leme). Assim, o timoneiro destro senta-se no lado esquerdo da embarcação, de frente para o lado direito. O lado esquerdo que fica colado às suas costas é o lado que vê melhor e por isso é o bombordo, o bordo bom para manobrar e atracar.
    O leme lateral, designado leme de esparrela, que foi usado em embarcações mais antigas, nomeadamente nos Drakkar dos vikings, era colocado a sotavento, logo tanto poderia estar tanto no bordo esquerdo como no direito dependendo do posicionamento da embarcação em relação ao vento.

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    1. Navegando em alto mar ao sabor dos ventos, no panejamento da Genoa e Mestra... O efeito "slot" se mostra a barlavento de uma e sotavento da outra... Na ordem: barlavento a Bombordo e sotavento a estib... Ops! Boreste.

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  2. Sim, creio que houve confusão com o lado do leme, como aiás se infere pela gravura. Eis uma boa explicação em Inglês: http://www.todayifoundout.com/index.php/2013/01/the-origin-of-port-and-starboard/

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  3. A história que acho mais coerente é mesmo a da navegação costeira em que, quando se iniciou os descobrimentos para sul, o lado esquerdo era o "bom bordo" ou "bordo seguro" e que ao regresso das naus a Portugal, como a Costa já se avistava pela direita visto que já navegavam para norte, mas não lhe podiam cham também de "bom bordo" pois já teriam defendido que esse seria "a esquerda" resolveram chamar-lhe dê "este bordo" pois era o bordo que se apresentava por este!
    É só uma ideia...

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