tag:blogger.com,1999:blog-1996818340549152932.post6043994671274065445..comments2023-12-05T19:42:08.229-08:00Comments on etimoteca: Bombordo e EstibordoOctopushttp://www.blogger.com/profile/00291661734618767267noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-1996818340549152932.post-42641299091838039022015-11-26T07:01:00.588-08:002015-11-26T07:01:00.588-08:00A história que acho mais coerente é mesmo a da nav...A história que acho mais coerente é mesmo a da navegação costeira em que, quando se iniciou os descobrimentos para sul, o lado esquerdo era o "bom bordo" ou "bordo seguro" e que ao regresso das naus a Portugal, como a Costa já se avistava pela direita visto que já navegavam para norte, mas não lhe podiam cham também de "bom bordo" pois já teriam defendido que esse seria "a esquerda" resolveram chamar-lhe dê "este bordo" pois era o bordo que se apresentava por este!<br />É só uma ideia...Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/06117615926008342703noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1996818340549152932.post-36282077789750137762015-08-17T03:54:08.186-07:002015-08-17T03:54:08.186-07:00Sim, creio que houve confusão com o lado do leme, ...Sim, creio que houve confusão com o lado do leme, como aiás se infere pela gravura. Eis uma boa explicação em Inglês: http://www.todayifoundout.com/index.php/2013/01/the-origin-of-port-and-starboard/Luis Rainhahttps://www.blogger.com/profile/07722783432826806557noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1996818340549152932.post-41609524515891303452013-09-11T20:52:41.692-07:002013-09-11T20:52:41.692-07:00Navegando em alto mar ao sabor dos ventos, no pane...Navegando em alto mar ao sabor dos ventos, no panejamento da Genoa e Mestra... O efeito "slot" se mostra a barlavento de uma e sotavento da outra... Na ordem: barlavento a Bombordo e sotavento a estib... Ops! Boreste.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17924231782410962003noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1996818340549152932.post-49316761391380164992012-09-17T05:36:07.352-07:002012-09-17T05:36:07.352-07:00A sua explicação não é coerente, senão vejamos:
- ...A sua explicação não é coerente, senão vejamos:<br />- Diz, e bem, que estibordo é o lado direito do navio; pouco depois afirma que "leme de uma embarcação estava situado no lado esquerdo" e conclui que "estibordo é o lado do leme".<br /><br />No site http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo_Discuss%C3%A3o:Terminologia_n%C3%A1utica<br />encontro melhor argumentação com a seguinte base:<br />Numa embarcação tradicional o leme fica à popa (leme axial) e é comandado directamente por cana de leme (fica excluída a roda de leme que pode ser posicionada em qualquer ponto do navio). O direccionamento por cana de leme axial institui-se a partir do séc. XV , manteve-se nas embarcações tradicionais recentes (galeões, varinos, faluas, fragatas, etc.) e ainda é usado nas pequenas embarcações de recreio com motor fora de borda (o motor é direccionado por cana de leme). Assim, o timoneiro destro senta-se no lado esquerdo da embarcação, de frente para o lado direito. O lado esquerdo que fica colado às suas costas é o lado que vê melhor e por isso é o bombordo, o bordo bom para manobrar e atracar.<br />O leme lateral, designado leme de esparrela, que foi usado em embarcações mais antigas, nomeadamente nos Drakkar dos vikings, era colocado a sotavento, logo tanto poderia estar tanto no bordo esquerdo como no direito dependendo do posicionamento da embarcação em relação ao vento.Humberto Sousahttps://www.blogger.com/profile/05647798370135891510noreply@blogger.com