Existe em muitos países o habito de "abençoar" os espirros. Em Portugal utilizamos a palavra "santinho" para alguém que espirra.
Espirrar vem do latim "exspirare", que quer dizer expirar, soprar.
Diz a tradição popular que um espirro é como o Diabo a sair do corpo, por isso a interjeição "santinho" é dita para afastar o Demónio.
Tendo constatado que os mortos deixavam de respirar, pensava-se que a alma era o fôlego, sendo espirro um acto violento de saída de ar de dentro da pessoa, abençoando a pessoa, esperava-se que Deus pudesse ajudá-la e assim preservar a sua vida. Caso contrário, com o espirro a alma ao abandonar o corpo faria com que este fosse invadido por Demónios.
Outra explicação possível, é que durante a Idade Média, apesar dos parcos conhecimentos médicos, havia a noção que o espirro estava frequentemente associado à doença. Devido à falta de meios para curar muitas das doenças existentes, abençoar a pessoa que espirrava garantia assim as "boas sortes" para o enfermo.
Não é por acaso que no Brasil diz-se a alguém que espirra: "Saúde".
Pôr a mão diante da boca ao bocejar.
Da mesma forma, o acto de pôr a mão diante da boca ao bocejar, não está ligado à intenção de boa educação de não mostrar a boca aberta e a arcada dentária, mas sim, mais uma vez, a razões de superstições religiosas.
Este acto tem origem no medo que o Diabo entre na pessoa através da boca.
Da mesma forma, existe ainda o habito de fazer o sinal da cruz diante da boca das crianças após bocejarem. Sendo o índice de mortalidade infantil extremamente elevado na Idade Média, e sendo o bocejo frequente nos recém-nascido, muitos médicos atribuíam a culpa dessa mortalidade ao bocejo.
Não é só na Europa que o bocejo é tapado com a mão para evitar a entrada do Diabo, nos países muçulmanos, o significado é idêntico. Aqui a boca deve ser tapada exclusivamente com a mão direita, e nunca a esquerda, considerada impura. O Profeta terá dito que se deve utilizar a mão direita para comer, beber ou oferecer e a mão esquerda para limpar as coisas sujas. Assim, antes das orações, os muçulmanos fazem a ablução, isto é a lavagem purificadora, com a mão esquerda quando lavam as partes mais intimas ou sujas, e nunca a direita.
Na Índia, pensava-se que os maus espíritos podiam entra pela boca, da mesma forma quando espirram gritam "Rama! Rama!" para afastar os Demónios.
.
A ilustração do espirrar acima ATCHIM sempre me pareceu infantil ou feminino,porque o modo masculino adulto me soa algo como RUASH, curiosamente "sopro" no hebraico,derivando daí ESPIRRO (EXPIRARE) soprar para fora.,e ESPIRITO ,espirituoso,(volátil).
ResponderEliminar