A curiosa origem das palavras e expressões utilizadas no nosso dia a dia.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Verão de São Martinho

.









Todos os anos, no início do mês de Novembro, durante alguns dias a temperatura sobe alguns graus celsius e o tempo torna-se ameno em pleno outono.


Este fenómeno meteorológico ocorre por volta do dia 11 de Novembro e fala-se então do verão de São Martinho.


As principais movimentações das massas de ar, altas pressões atmosféricas (anticiclones) e baixas pressões (depressões) ocorrem nas estações de transição primavera e outono. No outono, no hemisfério norte, assistimos a uma baixa progressiva da pressão atmosférica trazendo chuva, nuvens e vento.


No entanto, quando a depressão atinge a sua "posição de inverno", ainda existem massas de ar quente a chegar ao continente. O responsável é o anticiclone dos Açores, que movimenta massas de ar quente vindas do Norte de África e Mediterrâneo, e com elas o céu limpo e a ausência de vento.

Com o avançar do inverno, este anticiclone vai alterar a sua posição, criando outro tipo de influência.


Durante estes dias de outono, ainda recebemos bom tempo vindo do anticiclone dos Açores. É por isso que as temperaturas aumentam para níveis pouco comuns no inverno. Fala-se então no verão de São Martinho.


Por vezes, como este ano, junta-se este anticiclone sub-tropical aos efeitos da corrente quente do El-Niño que prolonga o verão de São Martinho durante mais de uma semana.


São Martinho nasceu em Savaria (actual Hungria) na época do Império Romano, no ano de 316. Seguiu uma carreira militar, tendo sido ordenado bispo de Tours (em França) em 371. Morreu no dia 8 de Novembro de 397, tendo sido sepultado no dia 11 de Novembro, dia da festa litúrgica de São Martinho.


Conta a lenda que num dia frio e chuvoso, Martinho segui montado a cavalo quando encontrou um mendigo. Vendo o pedinte cheio de frio, pegou na sua espada e cortou a sua capa em dois dando uma dessas metades ao mendigo para se cobrir.


Mais à frente voltou a encontrar outro mendigo tendo-lhe dado a outra metade. Martinho continuou a sua viagem quando nesse momento as nuvens desapareceram o sol surgiu e a temperatura amena durou três dias.


Desde então, por volta do dia 11 de Novembro de cada ano o tempo torna-se ameno com subida da temperatura e céu limpo durante três dias, o chamado verão de São Martinho.


Em França tem o mesmo nome: "Été de Saint Martin" (11 de novembro) além do "Verão de São Dinis" (9 de Outubro). Na Alemanha chamam-lhe o "Verão da avó". Na Inglaterra o "Verão de São Lucas" (18 de Outubro). Na Suécia o "Verão de Todos os Santos" (1 de Novembro). Na Europa Central o "Verão das Velhas" (fins de Setembro).


Finalmente, na Pensilvânia e Nova Inglaterra (nos Estados Unidos) e em Saint-Laurent (no Canadá) fala-se de o "Verão dos Índios" ou "Indian Summer". Possivelmente porque aproveitando estes dias mais amenos os índios aproveitavam para fazer as suas provisões antes da chegada do inverno.


São Martinho é padroeiro dos mendigos, curtidores, alfaiates, peleteiros, soldados, cavaleiros, restauradores e produtores de vinho.





.





Sem comentários:

Enviar um comentário