A curiosa origem das palavras e expressões utilizadas no nosso dia a dia.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Esperteza saloia

.










"Esperteza saloia" significa agir de forma manhosa e velhaca.


"Esperteza" vem do latim "expertus" significa que deu provas, em latim medieval "expergitus" referia-se a acordado. Uma pessoa esperta é, por isso, aquela que, por não estar nem a dormir, nem com sono, se apercebe de tudo o que se passa à sua volta.


A palavra "esperta" acabou por significar em português o sentido de inteligente, perspicaz, arguto e no sentido figurado de finório.


"Saloio" designa o habitante natural das zonas rurais do início do século XX em volta de Lisboa, a região saloia. Instalados nas regiões circundantes de Lisboa, os mouros praticavam as "salah", palavra que designa a oração islâmica, sendo em número de cinco diária.


Os que praticavam as "salah" passaram a ser chamados de saloios que viviam da agricultura. Estes aldeões, sem grande instrução, temiam ser enganados pelos da cidade, os "alfacinhas", por isso recorriam sempre a diversas artimanhas para não se deixarem levar.


Estas manobras eram tão simples e tão ingénuas, que frequentemente eram logo desmascarados. A expressão "esperteza saloia" tornou-se depreciativa, sendo aqueles que se julgam mais espertos que os outros.


"Alfacinha" é o diminutivo de "alface", planta hortense e indispensável nas saladas. Tem origem na palavra árabe "Al-Hassa", trazida pelos árabes durante a invasão dos mouros.


Por serem grandes consumidores de alface, os lisboetas foram apelidados de alfacinhas. Esta planta, além de ser utilizada para fins culinários, também era utilizada como planta medicinal.





.

1 comentário:

  1. ainda se se podem encontrar alguns exemplares genuinos da raça saloia no nr 15 da rua da sociedade em vil verde com cruzamentos do bruce lee

    ResponderEliminar