A curiosa origem das palavras e expressões utilizadas no nosso dia a dia.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Malabarismo

.








Malabarismo é a arte de manipular objectos com destreza e de modo coordenado. Existem várias técnicas de malabarismo, mas a mais usual é criar uma sequência mantendo objectos no ar, e criar assim manobras e truques.


Tudo leva a crer que a palavra teve origem em "Malabar", nome da costa oeste da Índia, em que na época dos descobrimentos, os portugueses admiraram-se com a agilidade dos nativos em manipular objectos no ar. Posteriormente os espanhóis adoptaram a mesma palavra.


Contudo, a arte do malabarismo terá nascido na antiguidade. No antigo Egipto, cerca de 4000 A.C., foram encontradas pinturas murais no túmulo do Faraó Beni-Hassan que representavam figuras lançando ogjectos ao ar.


Mais tarde encontramos na Grécia antiga e no Império Romano, pinturas de malabaristas. Durante a Idade Média, era vista como uma arte marginal praticada em espectáculos de saltimbancos. A partir do século XVIII, o malabarismo começou a ser praticado pelos palhaços.


Na língua francesa, tudo terá começado com a palavra "jaculator" (atirador) e com a palavra "joculator" (bobo da corte), mais tarde transformadas em "joglar" que derivou para a palavra actual de "jongleur" (malabarista).


A palavra francesa terá influenciado a língua inglesa: "juggler" (malabarista) e "juggling" (malabarismo). Em alemão utiliza-se a mesma palavra francesa "jongleur" (malabarista) e "jonglieren" (malabarismo). Em italiano, temos a mesma origem francesa: "giocoliere" (malabarista).


De assinalar que em inglês a palavra "juggle" significa resolver vários problemas ao mesmo tempo por uma pessoa.


Por fim, "Malabar", ou Malaiala ou Malayam, é um dos idiomas oficiais da Índia, falado por cerca de 30 milhões de pessoas, no estado de Kerala.






.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário