A curiosa origem das palavras e expressões utilizadas no nosso dia a dia.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Para inlês ver

.








"Para inglês ver" é uma expressão usada como significante de mostrar algo apenas pela aparência, algo que não se deve levar a sério pois é fabricado ou encenado para uma dada ocasião.



Portugal foi pioneiro do abolicinismo (1761), mas foi a Inglaterra que a partir de 1830, lançou uma campanha contra os países importadores de escravos, e em particular contra o Brasil.


O marquês de Pombal aboliu a escravatura, em Portugal e nas colónias, através de uma lei de 12 de fevereiro de 1761. Mas a verdade é que o tráfico de escravos continuou a fazer-se, ainda que mais reservado.


Pressionado pela Inglaterra, que tinha proibido a escravatura nas suas colónias em 1807, o Brasil aprovou leis que impedissem o tráfico de escravos, emitidas pelo Governo da Regência em 1831, que nunca chegaram a ser levadas à prática, todos sabiam que não seriam cumpridas. Assim essas leis foram criadas apenas "para inglês ver".


No Brasil, só em 1852, uma segunda lei promulgada pelo Imperador D. Pedro II veio erradicar definitivamente o uso económico da escravatura.



Uma outra explicação, muito menos provável, atribui a expressão aos tempos das invasões francesas, e após a partida da família real portuguesa para o Brasil. Portugal passou a ser uma espécie de protectorado inglês que assumiu o comando da máquina militar portuguesa.


Habituados a serem muito metódicos, encontraram um país muito desorganizado. Pressionados pelos ingleses a apresentarem leis ou relatórios, os portugueses organizavam tudo por escrito apenas para demonstrar que estava tudo bem, sabendo muito bem que não seriam cumpridos, era feito apenas "para inglês ver".





.

1 comentário:

  1. Ahahah

    Estou a ver que as dicas, ou os pedidos, foram seguidas, ou atendidos. hehe :)

    Um abraço. ;)

    ResponderEliminar