A curiosa origem das palavras e expressões utilizadas no nosso dia a dia.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Francesinha

.








A francesinha tornou-se num dos pratos típico do Porto. É constituída por fatias de pão de forma recheado com linguiça, salsicha fresca, outras carnes frias, fiambre e habitualmente bife de vaca, coberto com queijo derretido, guarnecida com um molho que leva vários ingrediente dos quais tomate, cerveja, vinho do Porto e piri-piri.


A receita baseia-se numa receita tipicamente francesa chamada "croque-monsieur", muito consumido nos cafés franceses, daí muita gente pensar que teve origem França, e trazida para Portugal durante as invasões francesas, pois já as tropas de Napoleão comiam pão de forma com vários tipos de carne e muito queijo.


Na realidade, o inventor da Francesinha foi Daniel David da Silva, natural de Terras de Bouro, que veio para Lisboa ainda jovem e emigrou depois para a Bélgica e mais tarde para França, foi nesse país que se inspirou do "croque-monsieur" para criar mais tarde a sua receita em Portugal.


Foi Abrantes Jorge, proprietário do Restaurante Reboleira, na Rua do Bonjardim, no Porto, que convenceu Daniel David da Silva a confeccionar o prato em questão, estava-mos em 1953.


Mulherengo, achava que as mulheres portuguesas era pouco desinibidas comparadas com as francesas, como o molho do prato que inventou  era bastante picante, e como gostaria que as mulheres portuguesas fossem tão "picantes" como as francesas, decidiu chamar ao prato francesinha.


Os homens, sobretudo solteiros, consumiam-as ao lanche ou noite dentro após, por exemplo uma sessão de cinema. Não sendo considera um prato, a francesinha era servida sem grandes luxos, frequentemente ao balcão.


Inicialmente eram apenas os homens que as comiam, pois as mulheres ariscavam-se a ficar mal vistas por o molho ser picante, e por a sabedoria popular achar que tal condimento provocava alterações comportamentais de cariz sexual. Foi só na década dos anos 70 que as mulheres começaram a aderir ao prato criado cerca de 20 anos antes.






.

4 comentários:

  1. Se me lembrar doutras, deixarei então aqui mais sugestões. :)

    ResponderEliminar
  2. - "negócio da China" e
    - "bater as botas" ;)

    ResponderEliminar
  3. E esta, uma que sei qual é a explicação, mas que é, simplesmente a palavra de origem mais engraçada que conheço - e que talvez fosse também engraçado falar aqui dela...

    A palavra "sacana"... :)

    ResponderEliminar